terça-feira, 11 de agosto de 2015

O Windows está muito lento, trava demais ou demora para carregar. O que fazer? Atualizado


Autor: Rodrigo Justi

É algo que irrita a maioria dos usuários domésticos: a lentidão. Quando você acabou de mandar formatar o disco rígido, seu micro fica uma "bala", parece até um micro novo. Porém com o tempo, depois de vários usos, ele começa a ficar lento, mostra mensagens de erro e logo logo começa a travar, reiniciar sozinho ou demorar demais para fazer tarefas simples.


Na matéria, iremos mostrar o que pode causar esses erros de sistema e o que pode ser feito a fim de eliminá-los. São erros que acontecem e, na maioria dos casos, essas medidas por si só bastam para otimizar o sistema.



Abaixo se segue uma lista com os seis problemas mais comuns e como enfrentá-los, tudo isso usando soluções gratuitas! Siga em frente e leia a matéria!


1º. Disco rígido fragmentado.
Quando o disco rígido está muito lento e demora para carregar os programas salvos ou o próprio Windows, pode ser um sinal de que o disco esteja muito fragmentado.


O que é a fragmentação de disco? A fragmentação ocorre quando arquivos do disco rígido não são constantemente modificados periodicamente, fazendo com que eles sejam armazenados "em pedaços" (fragmentos) e fazendo com que a leitura e gravação dos mesmos seja muito mais lenta do que se ele estivesse armazenado em um único "pedaço".

Há vários programas que desfragmentam e otimizam seu disco rígido, e com certeza um dos mais rápidos, eficientes e fáceis de usar (além de ser gratuito) é o Auslogics Disk Defrag. Basta indicar qual partição (unidade de disco) você deseja desfragmentar e avançar, no final será exibido um relatório para você verificar quanto seu disco foi otimizado.


O Windows inclui um desfragmentador de disco, porém esse é bem lento e ineficaz.


2º. Disco rígido ou Registro muito "sujo"
Como assim "sujo"? Quando você visita muitas páginas da Internet, faz vários backups do sistema ou usa muito os programas nativos ou programas que usam componentes do Windows, seu disco rígido fica com vários aplicativos desnecessários. Ou quando você instala e desinstala vários programas, o Registro fica com vários erros.


Para fazer os dois serviços, foi criado um programinha que faz tudo isso e mais. É o CCleaner. Ele faz a limpeza das áreas de disco, arquivos do Windows desnecessários, arquivos temporários e toda a sujeira do disco. Ainda mais, retira todos os erros do Registro. É bem simples de usar e gratuito! Em particular, utilizo o mesmo todos os dias.


O Windows também possui seu próprio utilitário para limpeza de disco. Porém, não conta com limpezas de áreas específicas.


3º. Malwares.
Mais conhecidos com o termo "vírus", esses programinhas são um dos maiores vilões na área da informática. Muitos deles são apenas projetados para acabar com seus dados e deixar seu sistema lento.


Para acabar com eles é que existe programas como o Avira Antivir, um dos mais conceituados e eficientes anti-vírus do mercado, além de ser bem leve e possuir atualizações quase automáticas, isso tudo com proteção em tempo real.




4º. Erros de disco.
Muitos arquivos podem conter clusters (pedaços) com erros. Isso pode acontecer quando você desliga seu micro a força ou quando a energia cai. Antigamente, no Windows 98 e anteriores, quando isso acontecia, uma tela azul que verificava os erros aparecia e verificava rapidamente o disco. A partir daí, ela foi retirada. Porém, os erros existem.


Para verificar a existência de erros, basta ir em Meu computador, Disco local, clicar com o botão direito do mouse sobre ele e clicar em Propriedades. Na janela que aparece, selecione a aba Ferramentas. Na seçãoVerificação de erros, selecione Verificar agora, marque a primeira caixa, clique em Iniciar e depois em sim e reinicie o compuatador. Nessa reinicialização, o Windows verificará o disco, numa tela azul.




5º. Vários programas iniciando junto com o Windows.
Muitos programas iniciam junto com o Windows: Antivirus, mensageiro, programa de compartilhamento... E quanto mais programas, mais lentidão para iniciar. Desabilitar alguns programas da inicialização do Windows,pode dar uma boa melhorada.

Siga os procedimentos:

- Iniciar
- Executar,digite "msconfig" sem aspas.E dê ok.
- Irá abrir uma janela,vá na guia "Inicializar" E desmarque alguns programas que você não quer que inicie com seu Windows,como por exemplo o MSN.
- Desmarcado os programas,clique em "ok" e "Aplicar"
- Reinicie o sistema.


6º. Restaurar os arquivos de inicialização:
Ás vezes podem haver erros nos arquivos de inicialização. Com erros, eles não inicializarão direito e causarão travamentos.


Se você tiver o CD de instalação do Windows XP/7, dê o boot por ele. Na tela de boas vindas, tecle R e digite CHKDSK /r. Isso recuperará os arquivos de boot do Windows.


Se nada disso resolver, você terá que desembolsar um pouco, talvez comprando um processador novo, mais memória, ou um disco rígido mais rápido. Ou ainda chamando um técnico para formatar seu micro. Mas vale a pena. Ninguém gosta de um micro lento.
Porém, antes de gastar, tente a matéria acima. Pode dar certo!


Os downloads dos aplicativos das matérias acima citadas poderão ser feitos nas suas respectivas páginas iniciais.
Acesse:

CCleaner
http://www.piriform.com/ccleaner

Auslogics Disk Defrag
http://www.auslogics.com/en/software/disk-defrag/

Avira Antivir
http://www.free-av.com/it/download/index.html


Como escolher o processador ideal sem se enrolar?




O processador é o cérebro do computador, o calculador. Capaz de gerenciar centenas de fórmulas, consultas e cálculos ao mesmo tempo, ou quase ... então, falar um pouco sobre o que esperamos dele, é primordial. 
O que você espera do seu computador? Que ele seja apenas uma ferramenta burótica? Um centro de mídia para visualizar fotos, vídeos ou TV? Ou um consola de jogos com gráficos hiper-realistas ... deste uso vai depender a sua necessidade em processador. 

Intel ou AMD ?
As duas grandes marcas do mercado dos processadores estão em plena guerra e têm seus fãs. Hoje em dia, em geral, os mais razoáveis concordam que, no que se refere a qualidade, ambas valem a pena, mesmo se a Intel tem a maior quota de mercado. A partir daí, a escolha é uma questão pessoal: os jogadores vão preferir a AMD, os seus Phenom II são eficientes e acessíveis ... Por outro lado, a Intel é a referência para os processadores de alta qualidade Core i7, bem como para celulares com o seu Atom, com baixo consumo de energia. 

1, 2 ou 4 núcleos
A tendência atual é o multi-core: a nova geração Nehalem da Intel oferece Dual Core com Hyperthreading, ou seja, 4 threads simultaneamente, ou os Quad Core com Hyperthreading, até 8 threads simultaneamente. 
Mas cuidado, dois núcleos no mesmo processador não é, sistematicamente, duas vezes mais poderoso, pois isso depende das aplicações. 
Os "mono core" ainda existem para os laptops mais baratos, os netbooks. Menos poderosos, mas econômicos em energia, são suficientes para a burótica simples. 
Os "quad core" são os mais poderosos, e se difundiram em PCs de escritório em 2010: recomendado para as máquinas destinadas às aplicações pesadas que requerem energia. Alguns jogos ainda não utilizam a tecnologia quad-core, mas eles deverão ficar mais escassos este ano. 

E a frequência?
A frequência é expressa em Giga Hertz (GHz), ela significa o número de operações que o processador faz em um segundo. 3GHz: 3 bilhões de operações por segundo. Obviamente, ela afeta a velocidade de funcionamento do processador. 
Atualmente, os processadores rodam entre 1,5 e 3 GHz. Algumas chegam a 3,5 GHz. 
Atenção, só podemos comparar a frequência de dois processadores projetados com a mesma arquitetura! 
Porque, por exemplo, um Core i5 750 de 2.66 Ghz é mais poderoso do que um Quad Core Q9650 de 3Ghz ... 
A frequência ainda é o principal critério para os jogadores, mas não é a única referência para o desempenho de um processador. Como vimos, há o número de núcleos. 
Mas também devemos prestar atenção à memória cache, a que o processador utiliza para armazenar informações que ele usa com frequência. Ela é muito mais acessível do que a RAM, mas tem menos capacidade. Atualmente, existem até três níveis de memória cache: L1, L2 e L3, para otimizar o desempenho dos processadores. 

O soquete
Para completar, devemos prestar atenção ao soquete da sua placa-mãe, que deve ser o mesmo que o do processador que você comprou. É ele que faz a interface dos dois componentes. Eles se classificam de acordo com seus fabricantes (AMD ou Intel). 
Na Intel, os soquetes são nomeados com 3 ou 4 dígitos (indicando o número de pinos): Soquete 775 (de 2004 a 2010), 1366 e 1156 (desde 2009). 
A AMD escolheu desde 2006 um nome mais simples, AM2 que se declinou em AM2 + e AM3. 
Mas o soquete nem sempre é uma condição suficiente para garantir a compatibilidade do novo processador: veja os problemas para substituir seu processador soquete 775. 
Consulte o manual da placa-mãe ou o site on-line do fabricante, para conhecer os processadores compatíveis e, se preciso uma atualização do BIOS. 
Hoje, a maioria do mercado está dividida entre o soquete 1156 da Intel e o soquete AM3 da AMD. 
As gerações mais antigas têm um soquete 775 ou AM2/AM2+: só as escolha se elas forem baratas, porque o seu desenvolvimento será limitado... Fonte: br.ccm.net/faq/7993-como-escolher-um-processador


segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Microsoft confirma que não dará Windows 10 gratuito para piratas

A Microsoft retificou há alguns dias a mensagem que indicava que cópias ilegais do Windows 7 e 8.1 receberiam upgrade grátis na migração para a versão 10 do sistema operacional. Essa “anistia” não irá acontecer, enfatizou a fabricante. “Nossa oferta de atualização gratuita para Windows 10 não se aplica a dispositivos que rodam versões ‘não genuínas’ do software”, comentou Terry Myerson, líder da divisão que cuida do produto, em um blog.Por ‘não genuíno’ a empresa classifica cópias ilegais do sistema, sejam piratas ou que se valham de licenças ilegítimas.O post de Myerson, dedicado especificamente ao tema, foi o mais recente de uma série de pronunciamentos que a Microsoft tem feito sobre a questão desde março, quando a Reuters noticiou que versões piratas do Windows teriam upgrade grátis garantido na nova versão do SO.
Na ocasião, um porta-voz da Microsoft confirmou à Computerworld EUA a informação de que cópias ilegais receberiam a “anistia”. Poucas horas depois, no entanto, a fabricante esclareceu que as versões piratas receberiam um carimbo indicando que se tratava de um produto ilegal, mesmo na edição mais recente do sistema.
“Com a chegada do Windows 10, contudo, PCs com sistemas não genuínos serão capazes de atualizarem a versão do SO, mas a atualização não mudará seu status da licença para o de um software genuíno”, comentou a fonte.
O pronunciamento feito por Myerson na sexta-feira (15/05) colocou um ponto final à crença de que a empresa anistiaria usuários de versões piratas.
O texto, porém, ainda é ambíguo ao afirmar que a empresa oferecerá a versão mais recente do seu sistema operacional para clientes que não tenham edições anteriores do sistema regularizados.
Devido a outros comentários em seu post – do tipo “Estamos planejando ofertas de atualização muito atraentes [...] para clientes que rodam versões mais antigas do Windows em um estado não genuína” – sua menção de continuar a "oferta do Windows 10" para cópias não genuínas pode ter sido referenciar algum tipo de desconto.
O upgrade, contudo, não será grátis.  O novo sistema chega ao mercado nos próximos meses. 
Fonte: computerworld.com.br/microsoft-nao-dara-anistia-usuarios-de-versoes-pirata-do-windows-7-e-81


Aprenda a evitar os erros mais comuns na montagem de um PC

Basta um componente errado, conector mal-encaixado ou cabo no caminho para causar problemas. Siga estes passos e acerte “de primeira”.


Poucas coisas na vida são tão gratificantes quanto montar seu próprio PC. Produzir uma máquina completamente funcional a partir de um amontoado de peças variadas dá a sensação de que você realmente criou algo. Melhor ainda: o resultado pode ser mais barato e melhor adequado às suas necessidades do que qualquer micro que você possa encontrar numa loja.
Montar um PC soa como uma tarefa assustadora, mas na verdade é algo bastante simples. Ainda assim há alguns detalhes importantes que podem atrapalhar mesmo geeks veteranos que não estejam prestando atenção. Este guia irá ajudá-lo a evitar os erros mais comuns durante a montagem de um PC, e toda a frustração associada a eles.
Antes de comprar
Preste atenção na hora de comprar as peças, ou você poderá ter problemas com seu futuro PC antes mesmo de começar. Nem todos os componentes são compatíveis uns com os outros, um exemplo típico é relação entre os processadores e as placas-mãe.
Por exemplo, processadores Intel Core de segunda e terceira geração (Sandy Bridge e Ivy Bridge) precisam de uma placa-mãe com um soquete LGA 1155, enquanto os processadores de quarta geração (Haswell) usam o soquete LGA 1150 e os processadores da série “Extreme Edition”, produzidos para os entusiastas, exigem caras placas-mãe com o soquete LGA 2011.
montarpc_componentes-400px.jpg
Pronto para começar? Calma lá, planeje-se antes!
Uma forma fácil de determinar a compatibilidade é usando um site como oPCPartPicker.com, que tem um índice de praticamente todos os componentes de PCs no mercado para ajudá-lo a planejar a montagem, e informa sobre quaisquer incompatibilidades. Ele também ajuda a encontrar o menor preço (nos EUA) para cada componente.
Não economize na hora de comprar uma fonte de alimentação: dói gastar todo o tempo necessário para montar uma máquina e vê-la dar problemas imediatamente por alimentação inadequada. A Thermaltake (que fabrica fontes de alimentação) tem uma calculadora online que irá ajudá-lo a estimar o consumo de sua máquina e qual a potência necessária na fonte. Se você planeja instalar em sua máquina uma GPU que exige alimentação extra com um ou mais conectores de seis ou oito pinos, certifique-se de que a fonte escolhida os tenha.
Outro erro comum é se esquecer de todos os pequenos “extras”. Não se esqueça de comprar os cabos de que pode precisar, como cabos SATA para conectar HDs extras (antes, veja o que vem junto com sua placa-mãe). Compre também um tubo de pasta térmica de qualidade (eu prefiro Antec ou Arctic Silver) se você planeja instalar um cooler de terceiros, já que os tubos de uso único que acompanham muitos deles são de baixa qualidade e vem em pouca quantidade, o que pode ser um problema se você cometer um erro na instalação e precisar começar de novo. E você se lembrou do drive óptico?
Por fim, verifique o tamanho de todos os componentes para se certificar de que todas as peças irão caber no gabinete escolhido. Coolers de terceiros e GPUs topo de linha ocupam mais espaço do que você imagina, e os gabinetes mais compactos podem representar um problema na instalação mesmo de GPUs mais modestas.
Antes de montar
Enquanto você está tirando todas as peças de suas caixas, não se esqueça de prestar atenção a todos os parafusos e cabos que vem com elas. Montar um PC envolve um monte de parafusos minúsculos, e eles nem sempre são do mesmo tipo. Mantenha a organização!
A maior parte do processo de montagem deve ser fácil, especialmente depois que você ler os manuais. Seguir as instruções de montagem de algo que é um investimento de milhares de reais é essencial, mesmo se você for um veterano e souber o que está fazendo. Montar um PC é um processo intrincado e metódico, e se esquecer de um passo crucial agora pode significar ter de desmontar a máquina toda mais tarde. 
Preparando a placa-mãe
Agora vem a parte divertida! É hora de arregaçar as mangas, mergulhar fundo e… pare!Sério. Antes de instalar o primeiro componente, ou mesmo de fazer qualquer outra coisa, peque o espelho de I/O, a “tampa” para as portas na traseira de seu PC, e instale-o no gabinete agora. Se você esquecê-lo, em algum momento terá de tirar a placa-mãe inteira para colocá-lo no lugar, e isso é uma dor de cabeça tremenda (acredite em mim).
montarpc_io-580px.jpg
Confie em mim: instale o "espelho" de I/O no gabinete antes de instalar a placa-mãe
Quanto aos principais componentes, o processador é o coração do PC, e você provavelmente irá querer instalá-lo primeiro. O processo é simples, apenas verifique se ele e o soquete estão limpos e alinhados antes de encaixar um ao outro, e seja gentil.
O próximo passo seria a instalação do cooler do processador, mas tenha calma! Se você pretende usar um cooler de terceiros em vez do modelo fornecido pela Intel ou AMD, instale os pentes de memória RAM antes. Um cooler grande pode tornar difícil encaixar a memória em seus slots depois que estiver no lugar.
montarpc_ram-580px.jpg
Memória de alto-desempenho geralmente tem dissipadores grandes
que podem causar problemas de espaço na instalação do cooler
O erro mais comum ao instalar a RAM é simplesmente não ler o manual. Sua placa-mãe prefere uma configuração dualtriple ou quad-channel? Colocar a memória nos lugares corretos indicados pelo fabricante é crucial: se você não fizer a lição de casa pode acabar forçando o sistema a uma configuração single-channel, o que irá prejudicar o desempenho.
A RAM está no lugar? Então agora é a hora do cooler.
A instalação do cooler pode ter algumas pegadinhas. O dissipador fica sobre a CPU para retirar o calor do processador, com uma fina camada de pasta térmica entre eles. Alguns coolers, como os modelos inclusos com os processadores da Intel e AMD, vem com pasta térmica pré-aplicada. Por outro lado a maioria dos coolers de outros fabricantes exige que você mesmo aplique pasta térmica.
Usar pasta térmica em excesso, ou insuficiente, pode levar a problemas de aquecimento mais tarde. Para os melhores resultados, coloque uma “gota” do tamanho de uma ervilha no centro do processador. E não se esqueça de remover o filme plástico do dissipador antes da instalação!
montarpc_pasta-580px.jpg
Coloque apenas uma "gota" de pasta térmica sobre o processador. Nem mais, nem menos
Se você está usando um cooler que tem um dissipador em torre, preste atenção para posicionar os ventiladores dele de forma que apontem para os exaustores na traseira ou no topo do gabinete. Você não quer todo aquele ar quente circulando dentro da máquina, ou pior ainda, indo diretamente para sua cara placa de vídeo.
Juntando tudo
Depois de realizar os passos anteriores, está quase na hora de colocar a placa-mãe dentro do gabinete. Você se lembrou de instalar o espelho de I/O, certo?
Seu gabinete veio com espaçadores de latão projetados para afastar a superfície metálica do interior do gabinete da parte inferior de sua placa-mãe. Não instalá-los e ligar a máquina pode resultar em um belo churrasquinho de componentes, então não se esqueça deles. Parafuse eles até que estejam firmes, mas não aperte demais ou você poderá destruir a rosca do espaçador, o que é muito fácil. Mais uma vez, leia o manual do gabinete para instalar apenas os espaçadores de que necessita: eles tem de “casar” com os furos para fixação na placa-mãe.
montarpc_espacadores-244px.jpg
Cuidado para não apertar demais os espaçadores de latão
A não ser que você esteja trabalhando em um gabinete muito pequeno e tenha um bom motivo para não fazer isso, instale a fonte de alimentação antes da placa-mãe. O espaço dentro do gabinete pode ficar apertado depois que ela estiver no lugar.
Daqui em diante o restante é simples. O único grande erro que você pode cometer neste momento é instalar a placa de vídeo no slot PCI Express errado. Embora muitas placas-mãe tenham vários slots PCI-E x16 físicos, alguns deles podem funcionar apenas como PCI-E x8. Sempre instale a placa de vídeo no slot mais próximo do proessador para garantir o melhor desempenho, e consulte o manual da placa-mãe para entender o melhor uso dos slots restantes se você planeja instalar duas placas de vídeo.
montarpc_slots-580px.jpg
Os dois slots indicados na foto parecem iguais mas só o de cima é PCIe x16, ou seja, adequado para uma placa de vídeo
Fora isso, o erro mais comum é não pensar no gerenciamento dos cabos enquanto conecta tudo. Um gabinete “limpo” e organizado não só é mais bonito, como também tem melhor fluxo de ar, e isso é crucial na hora de manter o computador “fresquinho”. Pense também como passar os cabos SATA, de força e outros conectores, e tente passá-los por trás da bandeja da placa-mãe sempre que possível. 
O último erro, se esquecer de conectar alguma coisa, já aconteceu com todo mundo pelo menos uma vez. Basta um único conector mal encaixado para impedir que a sua máquina ligue ou causar problemas interminentes.
montarpc_conectores-580px.jpg
Os conectores do gabinete tem polaridades. E contrariando o senso comum, o fio branco é o negativo
Depois de instalar todos os componentes, faça uma vistoria completa no gabinete para se certificar de que tudo está bem encaixado e conectado corretamente. Conectores internos do gabinete tem terminais polarizados (negativo e positivo) que tem de ser encaixados da forma correta. Quando em dúvida leia o manual, e não se esqueça de conectar a placa de vídeo à fonte de alimentação!

Fonte: http://http://pcworld.com.br/dicas/2013/11/25/aprenda-a-evitar-os-erros-mais-comuns-na-montagem-de-um-pc/