terça-feira, 11 de agosto de 2015

Como escolher o processador ideal sem se enrolar?




O processador é o cérebro do computador, o calculador. Capaz de gerenciar centenas de fórmulas, consultas e cálculos ao mesmo tempo, ou quase ... então, falar um pouco sobre o que esperamos dele, é primordial. 
O que você espera do seu computador? Que ele seja apenas uma ferramenta burótica? Um centro de mídia para visualizar fotos, vídeos ou TV? Ou um consola de jogos com gráficos hiper-realistas ... deste uso vai depender a sua necessidade em processador. 

Intel ou AMD ?
As duas grandes marcas do mercado dos processadores estão em plena guerra e têm seus fãs. Hoje em dia, em geral, os mais razoáveis concordam que, no que se refere a qualidade, ambas valem a pena, mesmo se a Intel tem a maior quota de mercado. A partir daí, a escolha é uma questão pessoal: os jogadores vão preferir a AMD, os seus Phenom II são eficientes e acessíveis ... Por outro lado, a Intel é a referência para os processadores de alta qualidade Core i7, bem como para celulares com o seu Atom, com baixo consumo de energia. 

1, 2 ou 4 núcleos
A tendência atual é o multi-core: a nova geração Nehalem da Intel oferece Dual Core com Hyperthreading, ou seja, 4 threads simultaneamente, ou os Quad Core com Hyperthreading, até 8 threads simultaneamente. 
Mas cuidado, dois núcleos no mesmo processador não é, sistematicamente, duas vezes mais poderoso, pois isso depende das aplicações. 
Os "mono core" ainda existem para os laptops mais baratos, os netbooks. Menos poderosos, mas econômicos em energia, são suficientes para a burótica simples. 
Os "quad core" são os mais poderosos, e se difundiram em PCs de escritório em 2010: recomendado para as máquinas destinadas às aplicações pesadas que requerem energia. Alguns jogos ainda não utilizam a tecnologia quad-core, mas eles deverão ficar mais escassos este ano. 

E a frequência?
A frequência é expressa em Giga Hertz (GHz), ela significa o número de operações que o processador faz em um segundo. 3GHz: 3 bilhões de operações por segundo. Obviamente, ela afeta a velocidade de funcionamento do processador. 
Atualmente, os processadores rodam entre 1,5 e 3 GHz. Algumas chegam a 3,5 GHz. 
Atenção, só podemos comparar a frequência de dois processadores projetados com a mesma arquitetura! 
Porque, por exemplo, um Core i5 750 de 2.66 Ghz é mais poderoso do que um Quad Core Q9650 de 3Ghz ... 
A frequência ainda é o principal critério para os jogadores, mas não é a única referência para o desempenho de um processador. Como vimos, há o número de núcleos. 
Mas também devemos prestar atenção à memória cache, a que o processador utiliza para armazenar informações que ele usa com frequência. Ela é muito mais acessível do que a RAM, mas tem menos capacidade. Atualmente, existem até três níveis de memória cache: L1, L2 e L3, para otimizar o desempenho dos processadores. 

O soquete
Para completar, devemos prestar atenção ao soquete da sua placa-mãe, que deve ser o mesmo que o do processador que você comprou. É ele que faz a interface dos dois componentes. Eles se classificam de acordo com seus fabricantes (AMD ou Intel). 
Na Intel, os soquetes são nomeados com 3 ou 4 dígitos (indicando o número de pinos): Soquete 775 (de 2004 a 2010), 1366 e 1156 (desde 2009). 
A AMD escolheu desde 2006 um nome mais simples, AM2 que se declinou em AM2 + e AM3. 
Mas o soquete nem sempre é uma condição suficiente para garantir a compatibilidade do novo processador: veja os problemas para substituir seu processador soquete 775. 
Consulte o manual da placa-mãe ou o site on-line do fabricante, para conhecer os processadores compatíveis e, se preciso uma atualização do BIOS. 
Hoje, a maioria do mercado está dividida entre o soquete 1156 da Intel e o soquete AM3 da AMD. 
As gerações mais antigas têm um soquete 775 ou AM2/AM2+: só as escolha se elas forem baratas, porque o seu desenvolvimento será limitado... Fonte: br.ccm.net/faq/7993-como-escolher-um-processador


Nenhum comentário:

Postar um comentário